23 de out. de 2008

Brincando com as palavras

SIMONE



Simone canta MPB
Nei toca violão
O sino vibrou na igreja
A música brilhou no salão
Mone corre emocionada
Do rapaz pega na mão
Seu nome é um segredo
Que encharca o coração
Simone falava sim
O rapaz dizia não.
Porém, o mais belo casal
docemente some na multidão.

GELIT

A menina que roubava livros de Markus Zusak, é uma obra surpreendente que conta uma história narrada pela morte.
Liesel, ima garota pálida e magra ver sua vida mudar bruscamente.
No primeiro episódio de sua vida foi marcada pela morte do irmão Werner e o roubo do livro O Manual do Coveiro, em seguida foi entregue á doação ao casal Rosa e Hans Hubermann.
A menina cresce na Rua Himmel com se amigo Rudy, essa convivência é marcada por muitas aventuras ecumplicidades.
A história é narrada por uma época marcada pela violência, onde Hitler governava espalhando terror e derramamento de sangue.
Temos estudado e socializado essa obra com muito entusiasmo.O GELIT tem nos proporcionado um conhecimento importante desta história.

Linha do tempo

1979 meu nascimento
1989 reconciliação dos meus pais, fundação da escola Sinésia Caldeira Bela e morte de Raul Seixas.
1996 Meu matrimônio com Dorivaldo da Cruz, acidente aéreo mata o grupo mamonas assassina e Beto Lelís é eleito prefeito de Irecê.
2000 Beto Lelís ganha novamente a eleição e Edilson Nunes meu primo é brutalmente assassinado.
2001 Conquistei meu primeiro emprego através de contrato.
2002 sofrir um violento acidente de moto e o Brasil é penta campeão do mundo.
2004 fui aprovada no concurso público de Irecê e Joacy é eleito prefeito de Irecê
2006 realização do sonho da casa própria e o Brasil perde a copa do mundo.
2007 nascimento de Ângela Nicolle minha sobrinha, morte de Antônio Carlos Magalhães e o primeiro encontro literário da rede de educação de Irecê.
2008 eu na UFBA, a classificação do segundo lugar do concurso literário de Irecê, a morte de Isabella Nardone e a inauguração da escola Parque municipal Ineny Nunes Dourado.

7 de out. de 2008

Resumo das atividades do grupo de orientação

O contexto da orientação do dia 25 de agosto do corrente ano relatou sobre receita de diário de ciclo, onde cada cursista de forma esclarecedora, dentro da sua verdade apresentou sua receita ideal para construção de um belo diário. Diante de tudo que foi apresentado concluir que elaborar um diário é como cozinhar, onde experimentamos sabores, acrescentamos temperos, dosamos os mais variados ingredientes com o propósito de ampliar os dotes culinários e promover um sabor diferenciado no ato da degustação.
Todos os cursistas apresentaram receitas diferenciadas e seriamente comprometidos com o contexto colocamos a prova nossos ingredientes e modo de preparo. A orientadora também socializou sua receita e citou alguns ingredientes que possam contribuir para a realização de um diário apetitoso.
No dia 01 de setembro, Fabrízia partilhou conosco dois excelentes textos. O registro da prática docente instrumento de formação e transformação e a escrita do diário reflexivo. Os textos chamam a atenção para o ato de registrar e a particularidade de cada um diante do processo de auto-reflexão e conhecimento, exemplificando diferentes formas de registro como: Seminários, planos de ensino, projetos etc. Más todas as formas de registro só nos serve objetivamente quando norteia nosso processo de ensino aprendizagem e quando serve de instrumento de avaliação de nossa prática pedagógica e de nossas ações. Na verdade os registros só são importantes quando seu papel principal é promover reflexões constantes e algumas interrogações pertinentes a nossa prática educativa.

Registrar é uma contribuição importante para facilitar o trabalho docente em diferentes planos, é algo que fundamenta o nosso processo de conhecimento pessoal e profissional e não apenas um lembrete ou listagem do que foi vivido ou abordado para não corre o risco de cair no esquecimento.

O texto deixa claro que o ato de escrever nos faz refletir sobres diferentes acontecimentos e nos proporcionam momentos questionadores e expositores de sensações, medo, aflições e descobertas. Resumindo o compromisso de registrar o nosso dia-a-dia nos faz protagonista da nossa história e não vilão de nossos atos. Em outras palavras registrar nos favorece uma análise de nossas ações e nos encaminha a percorrer novos trilhos em busca de aperfeiçoamento. Quando não temos o ato de registrar corremos o risco de nos transformar em vilões das nossas próprias ações, onde não há perspectivas de aprimoramento.

Diário de ciclo

Ingredientes

1 kg de prática pedagógica
500 g de criatividade
1 dúzia de aprendizagem
1 kg de determinação
500 g de organização
1/2 litro de teorização


Recheio

1 lata e 1/2 de emoção
1/2 lata de angustia
2 pacotes de satisfação

Cobertura

1 kg de reflexões
10 colheres de atitude
20 colheres de ações
15 xícara de visão ampliada