21 de set. de 2008


Comunidade virtual

As comunidades virtuais têm possibilitado a abertura de um leque transformador que assegura a participação ativa dos diferentes grupos sociais. Essa mobilização socializadora e integrada permite que seus participantes reflitam, questione, mude e formule novos conceitos, numa construção coletiva onde todos desenvolvem competência, expõe suas idéias e seus conhecimentos

Embora esse progresso tecnológico tenha aberto portas e janelas para a comunicação, promovido o estreitamento entre as classes sociais e contribuído para o desenvolvimento intelectual das pessoas envolvidas, por outro lado tem distanciado o contato físico entre as pessoas e dificultado o transporte das emoções.

9 comentários:

JuLuar disse...

Acredito que transporta emoções: afeto, amor, alegria... Penso, qque ainda vai mudar de opinião, pelo menos estou torcendo. Concordo com o primeiro parágrafo.

Abraços,

Júlia

Gleivia Rodrigues disse...

Simone,

Quando no seu últmo paragráfo você escreve sobre a questão do contato virtual que as pesoas estão perdendo o contato físico. Concordo plenamente e ainda eu colocaria, que as pessoas vão se tornado iscas desse mundo.

Bonilla disse...

Olá Simone,
Com base em que podemos afirmar que o progresso tecnológico distancia o contato físico e dificulta a expressão das emoções?
A tecnologia não tem aproximado aqueles que já estão distantes? As possibilidades de uso de texto, imagem e voz não possibilitam a expressão de emoções?
Vamos refletir um bocado mais sobre estas questões. Procure ler mais...

traga mais elementos para o debate...

Dani disse...

Olá Simone,

Concordo com você quando diz que esses processos tecnológicos tem promovido, distanciamento e contato fisíco entre as pessoas, porém abre-se um espaço de diferentes diálogos positivos e negativos, diminuindo as intrigas e agressões.Esta é a era de conversar e brigar usando palavras
através das teclas do computador. Mas, as palavras muitas vezes tem forças e machucam muito mais que as forças de nossa mãos.

Marisete disse...

Simone,

concordo sim com você ao afirmar que essas tecnologias distanciam o contato físico, isso porque não só a internet,como a tv, o telefone e tantos outros meios de comunicação causam sim esse distanciamento, uma vez que as pessoas se sentem acomodadas e passam a buscar menos esse contato pessoalmente!!!

brisa disse...

Oi, simone!
A principio o meu conceito sobre comunidade virtual era semelhante ao seu, mas estou sentindo que essa rede está me fisgando e o meu conceito está mudando. Acredito que o melhor é contar com as novas tecnologias como aliadas. Imagine, você em Irecê querendo conversar um pouco com uma amiga que estar distante, você poderá fazer uso de diferentes meios para entrar em contato com ela, o telefone, a internet(chat, e-mais), e tenho certeza que o teor de afetividade será o mesmo. O que está nos afastando das novas possibilidades é a nossa resistência.Temos que aprender a usá-las ao nosso favor. Porque tão no real como no presencial estamos sujeitos a nos decepciormas.

GIL disse...

Oi Garota,

Quando você afirma que as comunidades virtuais promove: reflexão, construção coletiva e principalmente competência, vejo que o mundo virtual vem adquirindo melhorias, e qualidades diante de nossa educação, do nosso trabalho, de nossa vida...

Bjs...

euma disse...

Oi Amiga,

Q mundo complicado é este mas é isso ai é lendo e mexendo q estamos nos interand deste mundo virtual q transporta emoções e q a distancia nos distancia do contato fisico isso não vai acontecer com agente pq não sei quem é pior das 2 em mexer em computador pra mim só me serve se ticer ou falar com vc pelo menos 2x a semana. Mas concordo com sua sitação.

Bjs te amo
Euma.

Sule disse...

Oi Simone! Tudo bem? Estamos visitando os blogs de vocês para acompanhar as produções! Percebi que Bonilla fez alguns questioanmetos sobre sua reflexão, e assim, poder evidenciar suas leituras, lhe ajudar nesta reflexão sobre comunidades.

No entanto, me parece que você não voltou a trabalhar mais nela, certo??? Querida!! Em cada atividade nesse ciclo existem alguns pontos de acompanhamento para formação de vocês! Na atividade Oficina de computação, sugerimos quatro textos para leitura, e solicitamos que fosse apresentado uma reflexão abordando pontos comuns desses textos! Entenda que nós, enquanto professoras, que tem acompanhado o processo de vocês um pouco de longe, so conseguiremos identificar essas leituras, se estas estiverem evidenciadas nos textos produzidos!! E isso, não se resume em apenas trazer os autores! E sim, articular, dialogar, mostrar o que Simone entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento os autores.

Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão".
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a construir!
Bjinhos
Sule