29 de jun. de 2009

"A Distância entre nós"

GELIT


Fiquei super envolvida pela obra de Thrity Umrigar, " A distância entre nós". O romance é apaixonante e retrata a vida e a cultura do povo indiano de forma complexa e exuberante. Os episódios dessa história na minha opinião é uma narrativa marcante, emocionante. O grupo de estudo literário (GELIT), foi muito proveitoso. Com a leitura e as discussões dos diferentes temas abordados no livro enriquecemos significativamente nossa identidade crítica e reflexiva. Também tivemos seminários, mesa redonda... O aprendizado foi ótimo. Eu, Euma, Ana Margarete, Delian, Eliana,Adair, Aleluia, apresentamos o seminário sobre preconceito social, com a seguinte programação:
19:00h Abertura;
19:20h Etimologia da palavra ;
19:40h Tipos de preconceito;
20:00h Brasil x Índia;
20:20h Sinésia x Escola Parque;
20:40h Hinduismo.
Finalizamos com a música Cidadão de Zé Ramalho.
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...

Nenhum comentário: