3 de out. de 2009

Exclusão digital: Um problema tecnológico ou social?


O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios deste início de século, como implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da moderna sociedade, a sociedade do conhecimento.

Elisabeth Gomes.
Enquanto faltar boa vontade política no Brasil, o problema de exclusão digital não será apenas uma questão tecnológica, mas sim uma questão social. De fato são muitas as dificuldades enfrentadas pela população carente, sabemos que metade dos problemas em relação a exclusão só serão resolvidos em nosso país quando as políticas públicas forem viabilizadas. Sabemos que muitas ações estão sendo realizadas, porém penso que ainda estamos longe de acabar de uma vez por todas com esse extenso panorama de exclusão digital.

É fato, a era digital possibilita que o sujeito caminhe em diferentes contextos, na verdade são muitas as diversidades desse mundo digital, mas enquanto esse benefício não for destinado para todos o que teremos é uma nação excluida. Penso que temos muito a fazer para que o sonho da inclusão aconteça, precisamos impulsionar as ações políticas e criar projetos que verdadeiramente empurrem as ações para a inclusão de todos nesse processo digital. Só iremos construir um país com ênfase na igualdade e na inclusão, quando deletarmos de vez os problemas sociais no nosso Brasil.

Nenhum comentário: