15 de ago. de 2009

Inclusão digital


Na verdade ainda não sabemos quais ações podemos viabilizar para que toda sociedade brasileira seja realmente incluida nessa nova era tecnologica, o que verdadeiramente conhecemos são as infinitas possibilidades que as tecnologias podem oferecer ao povo e a educação.

Nos primeiros trabalhos do GEAC de inclusão digital com Maria Helena Bonilla, um panorama de ideias, concepções, ações e projetos foram discutidos, vimos e ouvimos coisas que nos fizeram pensar em todo esse contexto tecnológico. Analisamos textos importantes que nortearam nossas ideias de inclusão, percebemos a fragilidade da palavra e descobrimos as dificuldades que um país enfrenta para realmente incluir a todos no mundo digital.

Enquanto professora penso que temos muito a contribuir para que ações significativas possam melhorar o ensino dentro das escolas com o uso das tecnologias, consciente das dificuldades e dos caminhos a serem pecorridos, creio que o primeiro passo seja realmente compreender os processos de manuseio da máquina para que posteriormente possamos usá-la em benefício da educação. Penso que quando realmente o direito a inclusão digital for garantido em todas as escolas estaremos proporcionando não apenas condições de acessabilidade e interatividade, mas acima de tudo estaremos oportunizando a construção coletiva de conhecimento, onde cada aluno se compromete e oferece o melhor de si.

2 comentários:

Gicélia disse...

Concordo contigo colega Simone, quando fala que precisamos compreender o processos do manuseio da máquina para então desenvolvermos estratégias inovadoras que realmente leva nossos alunos rumo a inclusão digital..... É necessário iniciativas dos poderes públicos, porém nós educadores temos muito a contribuir.

Delian disse...

È por aí colega acredito que as maiores dificuldades enfrentadas é a de incluir a todos digitalmente.O governo precisa investir mais em políticas públicas para facilitar o acesso,e sim incluir de verdade.