23 de ago. de 2009

Relação Família- Escola






Um dos grandes problemas da escola hoje é favorecer uma frequência sistemática dos pais em relação ao acompanhamento do processo de desenvolvimento dos seus filhos, a desculpa é sempre a mesma, a falta de tempo. Os pais na verdade tem se afastado das escolas de uma forma assustadora e transfere aos professores a responsabilidade de oferecer afeto, cuidar, zelar ...

A escola ao longo dos anos tem sofrido com diferentes crises, todas decorrentes da falta de apoio da família, essa ausência por sua vez tem prejudicado a qualidade do ensino , pois, o professor tem precisado desempenhar inúmeros papéis. A paletra ministrada por Ivan Farias ampliou extensamente nossa visão em relação ao tema, percebemos a complexidade do assunto e continuamos sem saber o que fazer para melhorar essa relação tão cheia de obstáculos.
Nesse contexto, penso que os pais passaram a ver a escola como um depósito de crianças, um lugar onde eles colocam seus filhos e fogem das suas responsabilidades. A escola por sua vez perdeu de vista o seu papel, com isso muitos problemas foram surgindo: Indisciplina, problema de aprendizagem, envolvimento, compromisso...

O s professores têm-se desdobrado para colaborar com a contrução da identidade sólida de seus alunos, comprometidos com a educaçpão e com as questões sociais desenvolvem projetos, buscam estratégias de inserir os alunos no meio social, enfim. A palestra com Ivan sobre relação família e escola nos mostrou que para que as coisas aconteça fluentemente nos espaços escolares é necessário que se faça uma parceria com a família, mas que fique bem claro a funçao de cada uma. Segundo Ivan " O papel da escola é deixar claro para os pais as questões pedagógica da escola, como a criança aprende etc ".

A paletra foi organizada em duas partes. A primeira fez-se uma esplanação do papel da escola, a definição da família, o que é função da escola, o que é função da família. A segunda parte falamos sobre a expansão da escola pública obrigatória, a desinstitucionalização da escola e da família. O fluxo informativo da palestra foi excelente, percebemos que os conflitos, os desafios, só serão resolvidos quando a escola estabelecer uma forte aliança com os pais .

Penso que a escola tem o desafio de possibilitar um ensino dinâmico, criativo para que os alunos construa sua identidade e reconheça que a escola é um espaço democraticamente aberto para que eles desenvolvam o senso crítico, sejam capazes de entender, aprender e diálogar para que suas possibilidades de aprendizagem sejam favorecida.

Um comentário:

sil disse...

Realmente um dos maiores desafios enfrentado pelos professores é a falta da família no cumprimento dos deveres escolares dos filhos, deveres esses, que vai desde a falta dos pais na escola até o compromisso de se assumi como educadores também, passando a bola para os professores, esses por sua vez não tem conseguido assumir o papel da escola e dos pais.